terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Futebol monopólio da Globo. Rio de Janeiro favorecido sempre.

 
TORCEDORES NORDESTINOS SE REVOLTAM COM A ATITUDE DA TV GLOBO.
 
Não é de hoje que a TV Globo beneficia o futebol do Rio de Janeiro em tudo que lhe é possível. Há anos, atentem-se, há muitos e muitos anos a Globo que detém a exclusividade de transmitir jogos dos campeonatos brasileiro de futebol, tem por hábito beneficiar os clubes do Rio de Janeiro, não só transmitindo maior número de jogos, mas também manipulando tabelas para que datas e horários sejam mais favoráveis ao futebol decadente do Rio de Janeiro.
 
Não é exagero. É verdade sabida e comprovada.
 
Já se tornou tradição a TV aberta transmitir jogos do Flamengo em especial e dos outros clubes cariocas, ainda que sejam sem importância, em detrimento de grandes clássicos do futebol brasileiro ou jogos importantes em razão da classificação dos clubes que se enfrentam, deixando o público em busca de outras alternativas.
 
A Rede sempre favorece os cariocas e em especial o Flamengo.
 
Agora o disparate é maior. O monopólio da Rede Globo sobre os direitos de transmissão do futebol brasileiro tem gerado revolta nos torcedores de clubes do Nordeste. Após o lançamento da campanha Jogo 10 da Noite Não, levada a cabo pelo coletivo Futebol Mídia e Democracia e que denuncia a arbitrariedade da emissora ao determinar o horário das partidas de acordo com seus interesses comerciais, as torcidas expressam indignação pelo fato de a emissora 'esquecer' determinadas regiões do país, obrigando-as a assistir o Campeonato Carioca.
 
Conforme denuncia a postagem da página Lampions League nas redes sociais, apenas cinco das nove afiliadas da Globo no Nordeste transmitirão seus campeonatos regionais. Enquanto isso, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – todos os estados com clubes tradicionais e de torcidas numerosas – terão de acompanhar os jogos de equipes cariocas.
 
Inacreditável a petulância da emissora que manda no futebol brasileiro há décadas e quiçá no país.

O recado dos torcedores à Globo é claro: “Já chegou o momento dessas emissoras passarem a respeitar mais nossos clubes”. A postagem exige a valorização do futebol regional, afirmando ser “notório que jogos como ABC x América, Sampaio Correa x Moto Club, River x Flamengo e Treze x Campinense dariam mais audiência que jogos como, por exemplo, Boa Vista x Botafogo ou Cabofriense x Fluminense”.
 
O Papiro Eletrônico se solidariza aos torcedores do Nordeste, denunciando que no sul, aqui em Santa Catarina ocorre a mesma situação de favorecimento desmedido aos clubes cariocas. A mesma história.
 

Assim, se coloca à disposição de todos para ajudar a quebrar o monopólio e se possível também as Organizações Globo em todos os seus segmentos. A Globo foi gerida pelos militares para apóia-los sempre, favorecendo especialmente o capital internacional, motivo que sem receio, posso afirmar: A Globo não presta. É a escória nacional organizada.
 
 



Autor de Terrenos de Marinha e seus acrescidos. Letras Jurídicas, 2009.

 

( fonte: sitío eletrônico Coletivo Futebol Mídia e Democracia – Centro de Estudos Barão de Itararé. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário